Produção textual
Dona Aranha
Iniciei a aula como sempre, com uma conversa
informal e depois convidei os alunos para ouvirmos e cantarmos uma música (a
aranha), em seguida fixei um cartaz no quadro com a letra da música escrita em
letra bastão e distribuir uma cópia da mesma para cada aluno, então iniciamos
uma leitura coletiva, fui apontando com uma régua as palavras para que todos
acompanhassem com o dedo na sua cópia. Depois fizemos à re-leitura da letra da
música, mas dessa vez colocando um traço no final de cada palavra, sempre questionando
a letra final de cada palavra. Feito isso comecei a dialogar com os alunos,
fazendo um questionamento sobre a letra da música.
_A
música fala sobre quem?
_
E o que ela fez?
_
E ai, o que aconteceu?
_
E o que aconteceu com ela?
_
E depois aconteceu mais alguma coisa? E o que ela fez novamente? etc.).
Só
então iniciei a produção textual com desenhos da música: Entreguei a cada aluno
uma folha de papel ofício em branco, pedir que eles dividissem a folha em
quatro partes e através de sua criatividade mostrasse a sequência de
acontecimentos da música.
Foi
uma atividade muito produtiva, onde todos participaram, e depois ainda
trabalhamos uma série de atividades com a letra da música.
Alunos do 2º ano
Se desejar, tenho várias sugestões de atividades para realizar uma sequencia didática com a música!
2 comentários:
oi achei o maximo sua produção textual da dona aranha,sera que poderia me enviar sugestões de atividades para realizar uma sequencia didatica?
se puder meu email é:susannaandreia@gmail.com
deste ja agradeço
susana
oi achei o maximo sua produção textual da dona aranha,sera que poderia me enviar sugestões de atividades para realizar uma sequencia didatica?
se puder meu email é:susannaandreia@gmail.com
deste ja agradeço
susana
Postar um comentário