8

SUGESTÃO DE ATIVIDADES COM LETRAS DE MÚSICAS

Trem  das onze
                                                                               Adoniran Barbosa
Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito,amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã


Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito,amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã


Além disso mulher tem outra coisa
Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar
Sou filho único, tenho minha casa pra olhar
Não posso ficar, não posso ficar...


Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito,amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã

De olho no texto

1) Por quais razões o homem não podia mais ficar em companhia da mulher?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Onde mora o homem? Que meio de transporte ele utiliza?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Quantos irmãos ele tem?
__________________________________________________________________________________
4) Em sua opinião a mulher ficou alegre ou triste com o fato de o homem ter de ir embora?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Na letra da música, as onze horas se referem ao período da manhã ou da noite?
__________________________________________________________________________________
6) De que outro modo se poderia escrever 11 horas da noite?
__________________________________________________________________________________



ERA UMA VEZ
                                                                                     Interpretada por Sandy, Júnior e toquinho
Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada/Era uma vez
A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando para outra
quem dava mais felicidade

Pra gente ser feliz Tem que cultivar as nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar na própria fantasia
Na nossa liberdade

Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia.

Compreendendo o texto

1) Onde era o lugarzinho da música?
__________________________________________________________________________________
2) Que sabor e que cheiro tinha o lugarzinho?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) O que a riqueza e a simplicidade mostravam uma para a outra?
__________________________________________________________________________________
4) Segundo o texto, o que a gente tem que fazer para ser feliz?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)  Você conhece um lugarzinho como descrito na música?
__________________________________________________________________________________
6) O que você acha que a gente precisa fazer para ser feliz?
__________________________________________________________________________________

A vida de viajante
                                                                                       Luiz Gonzaga e Gonzaguinha.

Minha vida é andar
Por esse país
Pra ver se um dia
Descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei.

Chuva e sol
Poeira e carvão
Longe de casa
Sigo o roteiro
Mais uma estação
E a alegria no coração.

(...)

Mar e terra
Inverno e verão
Mostra o sorriso
Mostra a alegria
Mas eu mesmo não
E a saudade no coração.

Conhecendo o texto
1) Quantas estrofes possui a poesia?
__________________________________________________________________________________
2) Quantos versos possui cada estrofe?
__________________________________________________________________________________
3) Destaque as rimas de cada estrofe.
1ª estrofe:  _________________________________________________________________________
2ª estrofe:  _________________________________________________________________________
3ª estrofe:  _________________________________________________________________________
4)  O  poema retrata a saudade do poeta. Copie, da primeira estrofe, os versos em que isso pode ser comprovado.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Essa vida que o poeta leva é um costume ou ele está viajando a passeio?
__________________________________________________________________________________
6) Assinale o verso que melhor comprova a sua resposta anterior.
(    )  Minha vida é andar / Por esse país.
(    )  Sigo o roteiro /  Mais uma estação.
(    ) Chuva e sol/ Poeira e carvão.
(    ) Guardando as recordações / Das terras onde passei.

                                                   Sugestão: cante a música com os alunos.

8 comentários:

Luciene de Paula

Oi amiga, obrigada por me seguir, já estou te seguindo também, beijos!

http://www.aprendizdecabeleireira.com/

Anônimo

Adorei as atividades, vou aplicar em sala.

Anônimo

ameiiiiiiiiiii

Anônimo

Que legal!!!!Muito bom mesmo!!!!

Professora Marta Lúcia

Parabéns pelas atividads com músicas.Muito bem elaboradas..Amei!!!Obrigada por partilhar.Bjs

Professora Marta Lúcia

Parabéns pelas atividads com músicas.Muito bem elaboradas..Amei!!!Obrigada por partilhar.Bjs

Anônimo

AMEI;;;;

PARA TUDO EXISTE RESPOSTA!!

Muito bom as letras das músicas como tambem as questões propostas.... só faltou o gabarito né rsrsrs

Postar um comentário